quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020



“Tell me a story, please!”

O envolvimento na leitura de um livro, de um filme ou de um pensamento oferece-nos espaço para crescermos como seres refletidos e críticos. A leitura torna-nos mais empáticos, permite-nos a concentração nos assuntos e nas pessoas que nos rodeiam e leva-nos a compreender o mundo. A leitura, seja ela em suporte papel seja em suporte digital, faz-nos redescobrir, participar e interagir com os outros.
Cada escola tem o seu próprio conjunto de objetivos, desafios e metas, mas um aspeto que nunca é esquecido é o desejo de garantir que os seus alunos desenvolvam as suas competências, os seus desejos para o futuro. Desenvolver a competência de literacia da leitura e da escrita está no cerne de toda a aprendizagem - poder ler é a base sobre a qual o sucesso em todas as áreas do currículo é construído.
Ler por prazer cria empatia, amplia a mente e pode ser extremamente inspirador em todas as idades. Do ponto de vista prático, como professores e formadores, queremos garantir que os nossos alunos sejam capazes de encontrar um trabalho significativo no futuro, e que tenham uma intervenção ativa na comunidade. Se a leitura for uma luta e não uma alegria, muitas oportunidades de sucesso na vida profissional e pessoal estarão seriamente comprometidas.
Neste projeto Erasmus+, “Tell me a story, please!”, pretende-se motivar para a leitura, escrita e desenvolver o espírito de observação e de capacidade crítica dos alunos, aliando as capacidades leitoras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Neste primeiro encontro, em Moulins-lès-Metz, França, o livro abordado por todos os alunos do projecto foi “O Principezinho”, através de apresentações eletrónicas, dramatizações, quizzes, debates, música e articulação do conteúdo e personagens desta obra com o ODS 13 – Ação Climática. A diversidade, a complementaridade e a troca de opiniões e de ideias entre os alunos e professores permitiu que os trabalhos desenvolvidos e elaborados fossem criativos e originais, de interesse europeu e reveladores da multidisciplinaridade e multilinguismo numa perspetiva de sustentabilidade e de literacia da leitura, da escrita e digital. Estiveram envolvidos seis países: Portugal, França, Espanha, Itália, Roménia e Suécia.
As visitas que nos foram proporcionadas enriqueceram-nos e relacionaram estes dois aspetos do projeto: participação numa tertúlia com uma escritora, atividades na biblioteca da Escola Albert Camus, visita aos monumentos de Metz, relacionando o aprendido com a História da Europa, casa e vila onde viveu e morreu Robert Schuman – o Pai da Europa – e, finalmente, visita à cidade de Estrasburgo, culminando com o conhecimento da sede do Parlamento Europeu. Os momentos de interação em francês e em inglês foram de elevada importância e a pluralidade de atividades conjugou as várias áreas do saber dos alunos.
  
"A paz mundial não poderá ser garantida sem a criação de esforços proporcionais aos perigos que a ameaçam. Para manter a paz é indispensável a contribuição de uma Europa vital e bem organizada"
Robert Schuman, Declaração de 9 de maio 1950


Isilda Lourenço Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho