“Tell me a story, please!”
O envolvimento na leitura de um livro, de um filme ou de um
pensamento oferece-nos espaço para crescermos como seres refletidos e críticos.
A leitura torna-nos mais empáticos, permite-nos a concentração nos assuntos e
nas pessoas que nos rodeiam e leva-nos a compreender o mundo. A leitura, seja
ela em suporte papel seja em suporte digital, faz-nos redescobrir, participar e
interagir com os outros.
Cada escola tem o seu próprio conjunto de objetivos, desafios e metas, mas
um aspeto que nunca é esquecido é o desejo de garantir que os seus alunos desenvolvam
as suas competências, os seus desejos para o futuro. Desenvolver a competência
de literacia da leitura e da escrita está no cerne de toda a aprendizagem -
poder ler é a base sobre a qual o sucesso em todas as áreas do currículo é
construído.
Ler por prazer cria empatia, amplia a mente e pode ser extremamente
inspirador em todas as idades. Do ponto de vista prático, como professores e
formadores, queremos garantir que os nossos alunos sejam capazes de encontrar
um trabalho significativo no futuro, e que tenham uma intervenção ativa na
comunidade. Se a leitura for uma luta e não uma alegria, muitas oportunidades
de sucesso na vida profissional e pessoal estarão seriamente comprometidas.
Neste projeto Erasmus+, “Tell me a story, please!”, pretende-se motivar para a leitura, escrita e desenvolver o espírito de observação e de capacidade crítica dos alunos, aliando as capacidades leitoras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Neste projeto Erasmus+, “Tell me a story, please!”, pretende-se motivar para a leitura, escrita e desenvolver o espírito de observação e de capacidade crítica dos alunos, aliando as capacidades leitoras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Neste primeiro encontro, em Moulins-lès-Metz, França, o livro abordado por
todos os alunos do projecto foi “O Principezinho”, através de apresentações
eletrónicas, dramatizações, quizzes, debates, música e articulação do conteúdo
e personagens desta obra com o ODS 13 – Ação Climática. A diversidade, a
complementaridade e a troca de opiniões e de ideias entre os alunos e
professores permitiu que os trabalhos desenvolvidos e elaborados fossem
criativos e originais, de interesse europeu e reveladores da
multidisciplinaridade e multilinguismo numa perspetiva de sustentabilidade e de
literacia da leitura, da escrita e digital. Estiveram envolvidos seis países:
Portugal, França, Espanha, Itália, Roménia e Suécia.
As visitas que nos foram proporcionadas enriqueceram-nos e relacionaram
estes dois aspetos do projeto: participação numa tertúlia com uma escritora,
atividades na biblioteca da Escola Albert Camus, visita aos monumentos de Metz,
relacionando o aprendido com a História da Europa, casa e vila onde viveu e
morreu Robert Schuman – o Pai da Europa – e, finalmente, visita à cidade de
Estrasburgo, culminando com o conhecimento da sede do Parlamento Europeu. Os
momentos de interação em francês e em inglês foram de elevada importância e a
pluralidade de atividades conjugou as várias áreas do saber dos alunos.
"A paz mundial não
poderá ser garantida sem a criação de esforços proporcionais aos perigos que a
ameaçam. Para manter a paz é indispensável a contribuição de uma Europa vital e
bem organizada"
Robert Schuman,
Declaração de 9 de maio 1950
Isilda Lourenço Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário